1demaio

Força Sindical promove tradicional festa do Dia do Trabalhador na Praia do Pina

Evento conta com mais de dez atrações, além de sorteio de um carro e duas motos

Os trabalhadores pernambucanos serão homenageados com uma grande festa na Praia do Pina, na quinta-feira, dia 01 de maio de 2014, quando acontece a 4ª edição da Festa do Dia do Trabalhador /1º de Maio Solidário, com arrecadação de alimentos para duas instituições: Lar do Neném e Abrigo Cristo Redentor. Além do sorteio de um carro e duas motos zero quilômetro, os presentes vão poder conferir uma festa multicultural  e diversificada em ritmos. Entre as atrações: Musa, que marcará o retorno aos palcos da sua vocalista, Priscila Sena, o cantor Almir Rouche, que receberá no palco a atriz e agora cantora Fabiana Karla, a cantora de forró Nádia Maia, que estará lançando novo trabalho, além de MC Leozinho, o sambão do Patusco, o grupo Boa Impressão, a Banda Pinga-Fogo, os cantores Alex MonteRicardinho do Forró, o maracatu Várzea do Capibaribe e os bonecos gigantes de Olinda.

A festa, que no ano passado levou milhares de trabalhadores para a Praia do Pina, deve reunir mais uma vez uma grande multidão nesta edição. O evento, que é organizado pela Força Sindical em Pernambuco, adotou os moldes da festa realizada na grande São Paulo. O evento, que é gratuito e aberto ao público, tem início às 9h e segue até às 17h30, com apresentação do jornalista Sérgio Dionísio e do artista Marcilio Montier.

Em coletiva realizada nesta terça-feira (15), o presidente da Força Sindical, Aldo Amaral, destacou o caráter solidário da festa que, pela primeira vez, vai arrecadar alimentos para distribuir com instituições não-governamentais. “A experiência dos anos anteriores nos fez perceber que poderíamos unir aquela massa de pessoas em torno de um objetivo, e este ano vamos usar essa força para ajudar ao próximo”, explicou Aldo Amaral.

A mega estrutura preparada para receber os trabalhadores na Praia do Pina contará com uma grande novidade este ano, que serão dois palcos. “Isso vai permitir que a festa não tenha intervalo entre uma banda e outra. Quem ganha é o trabalhador, que terá oito horas de shows ininterruptos” ressaltou Wilton Oliveira, Coordenador Geral do evento. A estrutura conta ainda com camarins, camarotes, front stage, som de grande porte e três geradores. Coordenador artístico do evento e uma das atrações da festa, o cantor Almir Rouche destacou que a programação deste ano vai resgatar ainda mais os valores da terra. “Será uma festa de pernambucanos para pernambucanos”, afirmou ao destacar que repete a parceria do carnaval e traz a atriz e agora cantora, Fabiana Karla, para fazer uma participação no seu show.

A segurança e o bem estar dos presentes também estão garantidos com a presença da Policia Militar de PE e outros 100 profissionais de segurança contratados pela organização do evento, além de 60 bombeiros civis que vão trabalhar na prevenção de acidentes, combate a incêndio e primeiros socorros. Os profissionais terão o suporte de duas ambulâncias, rádio-comunicadores e profissionais de enfermagem.

SORTEIO Podem concorrer ao Fiat Uno 0KM (Mille Economy 1.0/ano 2014) e as duas motos também zero quilômetro, todo trabalhador presente no evento com idade acima de 16 anos. No total, serão distribuídos 900 mil cupons. Para retirar o seu cupom o trabalhador deverá obrigatoriamente levar 1 KG de alimento não-perecível em um dos pontos de distribuição,  que inclui a sede da Força Sindical e de sindicatos filiados. No dia da festa também haverá distribuição de cupons mediante a entrega da doação obrigatória do alimento. Serão cinco pontos de distribuição no local da festa, com urnas móveis. Para levar a premiação para casa, o trabalhador deverá estar na Praia do Pina no momento do sorteio com documento de identificação.

BANDEIRAS DE LUTA – Este ano o tema do evento é “Avançar na democracia com Desenvolvimento Social”. Como acontecem todos os anos, foi definida uma pauta trabalhista para ser discutida ao longo do ano. Em 2014, a bandeira de luta local será a mobilidade urbana. A Força Sindical Pernambuco cobrará respostas do Governo do Estado sobre o Arco Metropolitano e a cobrança de pedágio para os trabalhadores que atuam em Suape.  “A gente não quer o trabalhador pagando para trabalhar. Já tivemos duas reuniões com a empresa e estamos tentando conseguir uma solução negociada antes de fazer qualquer mobilização. Estamos mostrando para a empresa que o trabalhador está tendo prejuízo pagando para trabalhar”, explicou Aldo Amaral.

Já as bandeiras de luta nacional são: política de valorização do salário mínimo, correção da tabela do IR, pagamento das perdas do FGTS, jornada de 40 horas semanais, política de valorização dos aposentados, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, regulamentação da convenção 121 da OIT, ratificação da Convenção 158 da OIT, juros menores e trabalho descente.

MÍDIA – Serão 900 mil panfletos, 12 (doze) outdoors, chamadas de rádio e TV, além de 300 cartazes distribuídos nos sindicatos e locais de trabalho.

HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES

9h às 9h30 | Ricardinho do Forró

9h30 às 10h | Alex Monte

10h às 10h30 | Maracatu Várzea do Capibaribe