aldo

Aldo Amaral palestra para estudantes e profissionais da área de segurança do trabalho

O ato aconteceu durante o 4º Encontro do Norte e Nordeste da Saúde e Segurança do Trabalho, na última quinta-feira (24), no Centro de Convenções, em Olinda. O encontro fez parte da programação da 13ª Feira do Norte e Nordeste de Saúde de Segurança do Trabalho e Emergência (Prevenor 2014).

Aldo Amaral, que preside o Sintepav-PE e está envolvido em lutas sindicais há mais de 20 anos, falou sobre a importância do segurança do trabalho ligado a um sindicato nas obras. “O sindicato é quem está mais próximo dos trabalhadores de determinada categoria. Então, o técnico do sindicato tem mais condições de observar de forma mais clara e eficaz as condições em que as pessoas estão trabalhando. Ele repassa para nós, e nós acionamos o Ministério do Trabalho”, explicou Aldo Amaral. “Através da superintendência, a denúncia é encaminhada para os órgãos responsáveis, como tentativa de combater as irregularidades”, continua.

Nos 30 minutos em que Aldo ministrou a palestra, ele citou casos que acompanhou de perto, como um acidente em Custódia, no Sertão do Moxotó, onde três pessoas faleceram durante a tentativa de explosão de uma pedra. “Com a ajuda do técnico de segurança, nós conseguimos provar as irregularidades e fazer com que a empresa responsável pagasse todos os custos médicos acompanhasse a família”, disse Aldo, que foi bastante aplaudido ao alertar os profissionais para a necessidade de se sindicalizarem e lutarem pela criação de um piso salarial.

FEIRA – A Prevenor acontece todos os anos, organizada pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança de Pernambuco. “É algo importante para complementar o conhecimento dos profissionais e dos alunos. Assim, tanto eles, quanto os seus contratantes, saem ganhando”, defendeu o presidente do sindicato Paulo Pessoa. Paulo disse ainda que este ano as palestras atraíram um público recorde