trabalhadores2

Trabalhadores de Suape decidem rumo da greve nesta segunda-feira

Os cerca de 30 mil trabalhadores se reúnem nesta segunda-feira em mais uma assembleia, no portão dois da refinaria de Suape. Entre outras questões, será discutido o andamento das negociações com o patronato.

Os trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica Suape realizam assembleia, nesta segunda-feira (11), pare decidir o rumo que será dado a greve. Tudo irá depender do posicionamento do patronato em relação à pauta de reivindicações que compõem a campanha salarial 2014/2015. A assembleia geral acontece em frente à portaria Oeste (portão dois) da Refinaria, no Complexo Industrial Portuário de Suape, a partir das 7h.

A iniciativa tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no estado de Pernambuco (Sinteapav/PE). De acordo com o diretor de fiscalização do sindicato, Leodelson Bastos, a pauta inclui o reajuste salarial de 13% e do valor da cesta básica (saindo de R$ 310 para R$ 408) e o adicional de 30% de periculosidade a todos os funcionários. “Isso já era um direito previsto, que não está sendo cumprido. Em todas as outras refinarias os trabalhadores têm esse direito garantido. Menos aqui, em Pernambuco”, lembra.

A proposta inicial do patronato é um reajuste salarial de, apenas, 7,5% e um acréscimo de R$ 10 no valor da cesta básica. “Não vamos aceitar. Esses R$ 10 não suprem as necessidades dos trabalhadores”, continua Bastos.